A aplicação de toxina botulínica é usada para suavizar rugas e linhas de expressão causadas, principalmente, pela contração dos músculos da face, as famosas rugas dinâmicas.
A toxina age como um bloqueador neuromuscular, através do bloqueio de estímulo dos neurônios aos músculos, impedindo a contração muscular. Aplicações desta substância em regiões anatômicas específicas promovem o relaxamento dos músculos faciais e a suavização de sinais que aparecem graças aos movimentos repetitivos dos músculos faciais.
O procedimento pode ser feito de forma preventiva a fim de evitar a formação de novas rugas ou para amenizar as já existentes.
O uso da toxina botulínica também é indicado para correção do sorriso gengival, tratamento da hiperidrose e do bruxismo.
Não existe idade ideal para iniciar a aplicação da toxina, isso irá depender da contração muscular facial de cada paciente. Esta toxina é contraindicada para pacientes com doenças autoimunes em atividade, gestantes e lactantes.
A aplicação é realizada em consultório médico, com duração de 20 a 30 minutos, os resultados aparecem em 48 a 72 horas após a realização do tratamento, com efeito máximo após 15 dias. A durabilidade varia de 4 a 6 meses; e caso o paciente queira manter o benefício dessa terapêutica deverá realizar aplicações regulares.